domingo, outubro 29, 2006

Passear no fim-de-semana: visita a Portalegre e Valéncia de Alcantara (Espanha)

Caros amigos e amigas, recomendo-vos vivamente este passeio! É extraordinário! Surpreendeu-me a vários níveis! Desde logo, de Abrantes a Portalegre anda-se tranquilamente, sem confusões de trânsito, em boas estradas, bem sinalizadas, e com uma paisagem espectacular! E porquê espectacular?! Em que se co-substancia esta admiração? Na beleza dos campos intocados pelo Homem, em quilómetros e quilómetros de campos verdes, árvores, sem nada de muros, casas e betão!
E chegados a Portalegre o que encontramos? Uma visão ampla sobre todo o Alentejo (eu acrescento ainda mesmo, em estado de paranóia e estupefação e outros adjectivos semelhantes, tal a absorção da beleza e encantos daquela imagem, que se vê todo o Portugal!!!). Aqui almocei no Escondidinho (que recomendo, pois aqui encontramos um restaurante típico alentejano 5 estrelas, mas como o nome indica só se descobre percorrendo as estreitas vielas antigas de Portalegre).
Toda a Serra de Portalegre é surpreendente: muito arvoredo cerrado, curvas apertadas, subidas íngremes, e é com naturalidade que se chega à fronteira, algumas (poucas) dezenas de quilómetros depois.
A própria fronteira surpreende pelo silêncio opaco de passar para o outro lado do País, sem a presença de autoridades, rodeado pela natureza, pela serrania, e por poucos edifícios ou pessoas.
Só o telemóvel e uma placa na estrada nos alerta que estamos em Espanha.

Por aqui me fico, para já.